Camargue: um paraíso natural e cultural na França

A Camargue é um Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecido em 1975 por sua importância como zona úmida e pela rica biodiversidade que abriga. A região é um dos maiores deltas da Europa e um dos mais importantes santuários de aves do continente.

Um paraíso natural

Com seus espaços naturais preservados, a Camargue é um santuário frágil para uma fauna e flora excepcionais na Europa, protegidas pelo Parque Natural Regional de Camargue. Essa região oferece paisagens únicas e é um espaço natural de interesse mundial, o que levou Arles a ser classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Localização e características

Situada entre os dois braços do Rio Ródano (formando um delta: o Grande Ródano a sudeste e o Pequeno Ródano a sudoeste), a Camargue é uma vasta zona úmida de aproximadamente 100.000 hectares, a maior da França e também uma das mais secretas. Ela se divide em três zonas distintas: as áreas de cultivo ao norte do delta, as salinas a oeste e leste, e as lagoas ao sul.

Ação humana na Camargue

A Camargue também é um território moldado pelo homem, que através da construção de diques nos dois braços do Ródano e no mar, e do desenvolvimento de uma agricultura adaptada, como a cultura do arroz e a colheita do sal, modificou a região. Isso foi possível através do controle do fluxo das águas doces do Ródano, das águas salgadas do Mediterrâneo e das terras do delta. Cerca de cem manadas se dedicam à criação de cavalos e touros da raça Camargue.

O cavalo na Camargue

O cavalo é o companheiro do guardião e sua ferramenta de trabalho. A intervenção humana também possibilitou a proteção do meio ambiente com a criação de uma reserva natural e do Parque Natural Regional, além de áreas abertas ao público.

Um paraíso para os pássaros

A Camargue é um santuário ornitológico, com cerca de 400 espécies de aves registradas, incluindo o flamingo rosa, símbolo da região. É importante reservar tempo para explorar a Camargue, seja através de trilhas para pedestres ou ciclistas, ou cavalgando em um cavalo da raça Camargue, ideal para o turismo equestre.

Informações práticas:

  • Dias e horários de visita: a Camargue é um local aberto, mas algumas áreas protegidas podem ter horários de visita específicos.
  • Tarifas: o acesso à maioria das áreas da Camargue é gratuito, mas algumas atividades, como passeios de barco ou visitas guiadas, podem ter custos.
  • Reserve sua acomodação com antecedência, especialmente durante a alta temporada com o apoio da nossa equipe.
  • Participe de uma visita guiada para conhecer a fundo a história e a natureza da Camargue.
  • Observe os flamingos nas lagoas.
  • Faça um passeio de barco pelos canais da Camargue.
  • Visite as salinas.
  • Aprenda sobre a cultura e as tradições da Camargue.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

 


Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!