Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

A fonte Rotonde, a mais importante de Aix-en-Provence

Aix-en-Provence, conhecida por suas charmosas ruas e praças, abriga uma série de fontes que embelezam a cidade (são 123 no total). Dentre elas, a Rotonde se destaca como a mais imponente, ostentando dimensões excepcionais e um design único de Théophile de Tournadre.

Construída em 1860, a Rotonde marcou um momento de transformação em Aix: a chegada da água da barragem Zola. Essa foi a primeira fonte da cidade a ter uma vasque de ferro fundido, símbolo da modernidade que chegava.

Três estátuas coroam a Rotonde no alto dos seus 12m: Justiça, Agricultura e Belas Artes, representando as principais atividades da cidade na época. A fonte também marcava simbolicamente a entrada da cidade moderna, sem muralhas ou portões, aberta ao mundo.

Hoje, a “Grande Fontaine”, como é carinhosamente chamada pelos habitantes locais, está no coração de Aix, um ponto de encontro e um símbolo do orgulho da cidade.

Informações práticas:

  • Localização: Place du Général de Gaulle, no centro de Aix-en-Provence.
  • O acesso se faz a pé.
  • Relaxe em um dos cafés ao redor da fonte, tire fotos ou simplesmente aproveite a atmosfera vibrante do local.
  • Visite a fonte à noite, quando a iluminação especial realça sua beleza.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!