Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

O visto de “conjoint” e o casamento entre estrangeiros e franceses

A Maria nos escreveu para contar a sua experiência com relação ao futuro casamento na França.

Veja as considerações da nossa especialista em relação às informações que ela obteve.

“Obrigada pela resposta tão depressa! Na verdade estou escrevendo para reportar o que aconteceu comigo e assim você vai continuar ajudando as pessoas no seu blog com informações mais atualizadas, pelo menos sobre o processo de casamento entre estrangeiros e cidadãos franceses. A verdade é que o casamento entre franceses e turistas é permitido.”

O casamento entre um francês e um turista não é autorizado. O turista precisa estar com um visa especial dado pela Embaixada Brasileira que autoriza o casamento: o visto de conjoint (ou seja, ele não é mais turista, mas futuro marido ou esposa). Isso está explicado no post sobre o casamento de uma amiga que mora em Saint-Tropez e que esperou semanas por esse visto. 

“A mairie não tem absolutamente nada a ver com o processo de regularização dos estrangeiros aqui na Franca, foi isso que os funcionários da mairie onde eu vou me casar me explicaram. A prefecture (onde vou ter que ir depois do casamento) é que vai estudar, analisar e decidir me regularizar e por quanto tempo.”

Quando traduzimos “mairie” o resultado é prefeitura. Realmente a “mairie” ou prefeitura em português não tem nada a ver com a regularização dos papéis dos estrangeiros. O departamento responsável pelo processo de naturalização é a sous-préfecture (uma espécie de departamento regional que não tem tradução em português). 

“Eu mesma estou com meu casamento marcado para o final de abril. Apresentei todos os documentos que me foram pedidos, todas as traduções datadas de menos de 6 meses e pronto! A coisa é: quando o meu tempo de permanência como turista aqui acabar (isto é, os 90 dias), terei que voltar ao Brasil para fazer um visto de conjoint de français para poder retornar.

Foi exatamente isso que explicamos: como turista, não é possível realizar o casamento oficial aqui. Isso significa que vai precisar retornar ao Brasil para obter um documento – visto de conjoint (esposa ou marido) – para realizar a cerimônia.

“Liguei para a Embaixada em Brasília e fui informada de que esse processo de retirada de visto de conjoint demora por volta de 10 dias. Eu sei que a burocracia no Brasil e um pouco mais lenta do que a burocracia na França, então, não espero receber o visto em 10 dias… Enfim, de qualquer maneira, agradeço muito a sua iniciativa pelo blog e sua generosidade em compartilhar tantas informações!”

Vamos ficar aguardando as fotos do casamento e um texto com toda essa aventura. Vai ser um prazer publicar.

Agora, se você e o seu noivo são brasileiros e gostariam de fazer um elopement wedding com uma cerimônia laica para efetuar lindas fotos, isso é possível. Saiba mais aqui.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

 

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!