Com o seu pórtico de colunas esculpidas, ela deveria se sentir orgulhosa perto do fórum.
A Maison Carré que significa casa quadrada é sem dúvida um dos templos romanos mais bem conservados do mundo (o bom estado tem a ver com o uso do prédio sem interrupçao desde o século XI, que funcionou até como uma igreja). Ela foi construída no reino de Augusto (fim do Século I a.v. JC), com o mesmo plano arquitetural do templo de Apolo em Roma.
A Maison Carré provavelmente foi dedicada ao culto imperial dos jovens príncipes, os netos de Augusto, Caius e Lucius Cesar. Mas porque chamamos uma casa retangular de “quadrada”, simplesmente por que a palavra “retângulo” é recente e antigamente qualquer prédio retangular era designado como um “quadrado longo”.
A pureza das linhas, as proporções do edifício e a elegância das colunas mostram a influência grega (principalmente na decoração). Como nos templos clássicos ela se compõe de um vestíbulo delimitado por uma série de colunas e de um “cella” , quarto dedicado à divindade que tem o acesso por uma escada com 15 degraus.
Dentro dela vemos um filme de meia hora sobre Nîmes romana. A casa serviu de modelo ao State Capitol de Richmond (Virginie) por que esse prédio entusiasmou e inspirou Thomas Jefferson durante a sua temporada na cidade em 1787. Pegue a rue de l’horloge, praça de l’horloge, vire à direita e depois à esquerda na rue de la Madaleine em Nîmes.