Prato tradicional de Marselha: a sopa bouillabaisse

A autêntica bouillabaisse, a de Marseille, é originalmente uma sopa de pescadores, cozinhada no momento do regresso da pesca, com os peixes e os crustáceos que não foram vendido no mercado.

De renome internacional, a suculenta reputação da bouillabaisse está protegida por uma carta em 1980, que especifica com precisão os seus ingredientes e a sua preparação.

De sabores e personalidade únicos: esta sopa provençal é guarnecida com peixes de rocha, quatro no mínimo incluindo peixe-leão, mas também aranhas do mar, todos cozinhados num caldo aromatizado (açafrão, funcho, casca de laranja secas), depois servido com molho rouille e croutons.

Existem na bacia do mediterrâneo numerosas adaptações à base de outros peixes (sardinhas, bacalhau), como a “bourride” de Sète, com o seu caldo perfumado com aÏoli, que se prepara com tamboril. Veja o que vai preparar para fazer uma sopa para um grupo entre 6 e 8 pessoas.

Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes: 

• 2 kg de peixe (descamado e arranjado pela peixaria) e crustáceos muito frescos (tamboril, pescada, garoupa, camarão, mexilhão)

Guarnição:

• 2 cebolas grandes
• 3 tomates
• 2 dentes de alho
• 2 litro de molho à base de peixe
• 1 copo pequeno de azeite
• um pão saloio cortado em fatias
• açafrão, salsa, tomilho, louro
• sal e pimenta moída

Modo de Fazer:

Separe primeiro os peixes de carne dura (garoupa, peixe-roucador) dos peixes de carne tenra (peixe-roncador, St-Pierre). Toste as fatias de pão e esfregue com um dente de alho. Limpe as cebolas e o alho francês e pique em pedaços bem pequenos.

Mergulhe os tomates em água fervente para tirar a pela e depois em água fria. Esmague os tomates. Limpe e esmague o alho restante. Aqueça o molho à base de peixe e, quando estiver fervendo, coloque os tomates, as cebolas, o alho francês, o alho, o tomilho, etc. Cubra com um copo de azeite e polvilhe com alguns filamentos de açafrão.

Coloque primeiro os peixes de carne dura e depois cubra com o caldo quente. Adicione sal, pimenta e deixar cozinhar em fogo alto e sem tampar, entre 7 e 8 minutos. Coloque agora os peixes de carne tenra na panela e cozinhe por mais 7 ou 8 minutos. Coloque o caldo do cozimento num recipiente grande filtrando o molhor. Complete com os pedaços de peixe e sirva acompanhado de pão com sabor a alho e “rouille”.

A receita da “rouille”: esmague muito bem 3 dentes de alho e adicione 2 gemas de ovo, 1 pitada de açafrão, uma de paprica, sal e pimento de Cayenne. Coloque, pouco a pouco, 50 cl de azeite sem deixar de mexer para que ganhe consistência igual à maionese.

Vinho aconselhado: um branco seco ou um rosé forte da região, como os de Cassis ou se Bandol.

Fonte: France.fr

Tags:, , , , , , , ,

One Reply to “Prato tradicional de Marselha: a sopa bouillabaisse”

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!