Festival medieval de Saint-Maximin

A Foire Médievale de la Quinzaine de Saint-Maximin-de-la-Sainte-Baume comemora este ano o seu 733° aniversário. Foi Charles II d’Anjou, durante a descoberta das relíquias de Maria Madalena em 1280, que decidiu criar uma festa anual, quinze dias depois da Páscoa, onde a santa seria celebrada.

Festa maior durante a Idade Média, o assunto caiu no esquecimento até que algumas associações locais tiveram a boa ideia de relançar o festival dando ênfase ao aspecto cultural e didático.

Uma biblioteca em uma “roulotte”, a única da França, que vende livros esotéricos, uma acampamento recriado nos mínimos detalhes, onde até o panelão está cozinhando alguma coisa, um desfile com templários e um espetáculo com saltimbancos e outras atrações movimentam a cidade durante um fim-de-semana.

Toda a cidade participa do cenário e encontramos espalhados pelas ruas estreitas do centro medieval: bebidas como o hidromel, doces e outras curiosidades que não vemos nos supermercados. Jóias, fantasias para pequenos e grandes e barracas que reproduzem as profissões da época mostram como trabalhavam ferreiros, cordeiros e outros profissionais, entre eles as cartomantes.

No parque, três “tavernas” servem bebidas e petiscos e uma série de jogos ficam à disposição das crianças, que podem optar por uma partida de xadrez, de “raposa e galhinha”, de damas ou de arco e flecha, enquanto os pais saboreiam um pique-nique embaixo de cerejeiras floridas. 

Dentro da basílica, a festa tem outro tom. Com cantos gregorianos, velas e flores, grupos de oração encorajam as famílias a um momento de reflexão observando o crânio de Madia Madalena, que normalmente é guardado sob sete chaves na cripta onde o corpo da santa teria sido encontrado.

Para os cristão ou apenas curiosos, o festival de Saint-Maximin é uma visita obrigatória para quem passa pela Provence em abril.

Tags:, , ,

2 Replies to “Festival medieval de Saint-Maximin”

Margareth
18 maio 2013
Olá, Anatê! Conheci o site por meio do Conexão Paris e me interessei porque estou indo para a Provence no final de junho. Gostei muito das informações que encontrei e já peguei muitas dicas. Depois de ler tudo, prestei atenção na sua foto e me lembrou muito a Ana Teresa que conheci na 102 norte, em Brasilia. Vc morou lá? Seus irmãos são o Fabio e a Kaline? Se for, que bom reencontrá-la dessa forma! Aproveito para perguntar como é a aceitação de crianças na região, principalmente nos restaurantes. Vamos com nossos filhos, um de 8 anos e uma de 6 meses. Um abraço, Margareth
Responder
    Anatê Merger
    18 maio 2013
    Ola Margareth, tudo bem? Isso mesmo, moça! Que boa memoria! Vou lhe mandar um mail. Beijos!
    Responder

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!