“Se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume.”
William Shakespeare
Cantado em prosa e verso, em música e revelado até no silêncio: o perfume é muito mais do que uma combinação de produtos, é muito mais do que uma receita. Um perfume é uma lembrança, uma imagem, um sentimento. Bastam algumas gotas e tudo é lá: notas que acalmam ou excitam, que nos levam para longe ou acordam os sentidos.
Um perfume é pessoal, quase que uma assinatura. E em Grasse, aprendemos muito mais sobre ele no museu da perfumaria Fragonard.
Um pouco antes da Primeira Guerra mundial, Eugène Fuchs, completamente seduzido pela magia do perfume decidiu criar a sua própria empresa, baseada em um novo conceito: o da venda direta de produtos perfumados aos turistas que começavam a descobrir o charme da Riviera.
Assim em 1926, a Parfumerie Fragonard abriu as portas. A escolha do nome do célebre pintor nascido em Grasse – Jean-Honoré Fragonard (1732-1806) – foi uma homenagem à cidade que recebeu a fábrica. Essa escolha mostra o respeito a uma outra particulariadade da marca: a tradição.
O espírito da casa continua por três gerações que modernizam e ampliam os horizontes da empresa com novas unidades de venda em Grasse e Eze, mas também Paris. Jean-François Costa, responsável por essa nova dinâmica e colecionador de arte, reúne os objetos ligados à história do perfume que são a origem do museu de Grasse e das duas lojas-museu parisienses. Hoje, são as suas filhas, Agnès e Françoise, que mantêm as linhas de conduta desse universo refinado inspirado na Provence.
Experiências personalizadas
Gostaria de viver uma experiência na França com um motorista-acompanhante que fala português?
Procurando hospedagem ?
Dúvidas sobre os nossos serviços?
Envie o seu mail para site@naprovence.com ou entre em contato pelo direct do Instagram.
Consultoria WhatsAPP
Serviço pago e disponível apenas para clientes com passagens aéreas compradas para o ano em curso.
4 Replies to “A perfumaria Fragonard”
20 novembro 2013
20 novembro 2013
20 novembro 2013
29 julho 2015