Não é fácil conseguir uma bolsa para estudar no exterior. Nesse quesito o Brasil ainda precisa evoluir muito nos incentivos oferecidos para quem quer cursar um mestrado ou doutorado fora do país, mas é claro que vale a pena correr atrás.
O primeiro passo para conseguir a sonhada bolsa é decidir o país, pois é necessário um teste de nível, e não se iluda, o nível exigido é muito alto. Para língua inglesa: TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou IELTS (International English Language Test). Para a língua francesa o TCF, em alemão o certificado do Instituto Goethe, a Espanha exige o DELE e a Itália o teste do Instituto de Cultura Italiana. Se informe na instituição onde você vai solicitar a bolsa qual é a pontuação exigida. Um detalhe importante: esses testes geralmente têm validade de dois anos. Ou seja, se quer fazer um curso no exterior comece a estudar seriamente a língua em questão ainda hoje.
Outro ponto importante é o projeto a ser enviado. Verifique as áreas de destaque e faça a adequação do seu projeto em relação a que esteja sendo incentivada pelo órgão que oferece a bolsa. Depois da língua e do projeto passamos à fase da documentação. Muita atenção à essa etapa, precisamos enviar todos os documentos exigidos ou corremos o risco de ter a bolsa negada por um simples detalhe. Por exemplo: no final do ano passado tive um processo cancelado porque o órgão onde dei entrada exigia um documento da faculdade com a descrição das taxas escolares e um outro referente à minha aprovação no curso. A faculdade fez um documento só com as duas informações….E, acredite ou não, a minha candidatura foi cancelada.
Com tudo isso pronto falta receber o “sim” do seu orientador. Dicas finais, mas não menos importantes : estar por dentro da diferença entre o começo e o fim do ano letivo no Brasil e no país do seu interesse, acompanhar de perto os editais e jamais deixar tudo para a ultima hora. Para saber mais visite os sites do CNPQ e da Universia.
Experiência e texto de Nathália Duarte.
As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE
4 Replies to “A odisséia para conseguir uma bolsa de estudos no exterior”
3 fevereiro 2011
4 fevereiro 2011
13 dezembro 2013
13 dezembro 2013