Igreja de Saint-Jean-de-Malte, o primeiro templo provençal gótico

Quando damos de cara com a igreja Saint-Jean-de-Malte, no centro da praça de mesmo nome, a primeira impressão é de força.

A primeira igreja provençal inteiramente gótica foi construída entre 1270 e 1280 pelos Hospitaleiros de Saint-Jean-de-Jerusalém para ser a capela funerária dos Condes da Provença (Raymond-Béranger IV e a sua esposa Béatrice de Savoie, enterrados na ala norte).

O sino, no alto de uma torre de 67 metros, foi concluído em 1376.

Anexo à igreja, em um prédio – hoje ocupado pelo Musée Granet – funcionava um hospital que acolhia os pelegrinos e os doentes.

Depois da Revolução a igreja foi comprada pelo governo e se tornou a paróquia da parte sul da cidade.

A última restauração, realizada em 1996 pelos Amis de Saint-Jean-de-Malte, devolveu ao espaço o seu brilho, aumentado em parte pela presença de uma obra de Delacroix.

Entrando na nave ficamos encantados com a leveza e elegância da arquitetura. Por causa delas, a igreja ganhou o apelido de « Santa Capela do Midi ». Em Aix, não deixe de visitá-la. A igreja abre depois das dez da manhã.

Igreja Saint-Jean-de-Malte, entrada pela rua Cardinale.

Tags:, , , ,

2 Replies to “Igreja de Saint-Jean-de-Malte, o primeiro templo provençal gótico”

Francy e Carlos Guttierrez
19 outubro 2011
Vi um vitral igual a esse na Igreja de São Vito em Praga, belíssimo!!! Por que o nome: Persa Brasileiro na provença??? levastes o teu gato para a França? o meu não é persa, é siamês e já veio várias vezes a Holanda comigo, mas ele não gosta. abs,
Responder
    AnaTe
    20 outubro 2011
    Oi Francy, essa igreja é mesmo muito bonita. Vale a visita. O Sucrilhos é o persa que veio comigo, sim. A historinha toda esta aqui: http://www.naprovence.com/persa-brasileiro/. Ele se adaptou tao bem que tem até um passaporte europeu. Abusadooooo! Beijos!
    Responder

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!