Almoço Provençal
Viva uma experiência culinária, desde a seleção do menu e a compra dos ingredientes até a realização e a degustação das melhores receitas regionais em um almoço provençal.
Chef
Em 1994, Gilles veio morar em Aix-en-Provence depois de passar 4 anos no sul da Califórnia.
Durante a adolescência, ele teve a oportunidade de passar mais tempo com os “ídolos” em diversas regiões da Provence. Perto de Marseille, no cais do porto de Carry, ele esperava impacientemente a volta do pai e dos tios, que saíam para pescar, para preparar, com a mãe, a famosa receita “Bouillabaisse“ ou a “Bourride” ou o “Aïoli“.
Nos Alpes do sul, perto de Sisteron, todas as crianças esperavam avidamente a chegada dos mercadores ambulantes – os feirantes – que visitavam a cidade. A avó paterna de Gilles cozinhava um magnífico “Gigot d’agneau” (coxa de cordeiro) com azeite e batata gratinada, além de fazer uma salada de alface crespa com alho e queijo de cabra.
A avó materna, que era de Nice, sempre o levava à feira da Cours Saleya. E, juntos, eles faziam alguns pratos tradicionais: “beignets de fleur de courgette”, um “tian de legumes” (um prato em camadas com legumes que vai ao forno) e uma receita típica de Nice, a “Pissaladière”. Desde então, instintivamente, Gilles se tornou o chef da casa, preparando com alegria diversos pratos para a família e amigos.
Cardápios
Cardápios variados serão sugeridos ao longo do ano em função da estação e dos melhores ingredientes disponíveis. Assim que você receber, por e-mail, a confirmação de sua reserva do almoço provençal, você terá a possibilidade de escolher entre carne ou peixe como prato principal. Quando o grupo se encontra com Gilles, ele sugere a escolha do dia. Todas as receitas serão enviadas por e-mail para os participantes no final da jornada.
Feira
A primeira etapa da experiência é uma visita ao mercado. Você vai conhecer alguns produtores locais, e junto com Gilles selecionar os melhores ingredientes de acordo com a estação e o menu escolhido.
Vinho
No caminho para a casa de Gilles, o grupo passa no fornecedor de vinho para escolher a bebida mais adequada para a ocasião.
Mão na massa
Após um trajeto de cerca de 10 minutos de carro, passando pela ponte do século XVII chamada “Pont des 3 Sautets” e pelas paisagens pintadas por Cézanne, o grupo chega à Villa Lisette (casa do chef). Logo depois de conhecer a propriedade e a horta orgânica, hora de cozinhar! Todos vão participar ativamente da preparação dos pratos por aproximadamente duas horas. A degustação do que foi preparado vem em seguida com um autêntico momento provençal: “jogar conversa fora” antes de retornar ao hotel.
Informações práticas
- 192€/por pessoa
- Das 9h30 às 15h30
- Incluído: os produtos comprados, o transporte ida e volta, a preparação da comida, o almoço, o vinho, bom humor e convivialidade
- Atividade disponível em Aix-en-Provence, Marseille, Saint-Rémy e Eygalières
- Grupo de até 8 passageiros
- De abril a outubro: todos os dias
- Aula em inglês/francês
- Possibilidade de usar um tradutor em português, mais detalhes por e-mail
Veja como foi a minha experiência com o Almoço Provençal aqui!