Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Os santos de Aix-en-Provence, a proteção que vem do alto

Uma pausa para observar a cidade olhando para cima, para olhar com calma e sentir a proteção que vem do alto. As imagens de santos se espalham por toda Aix-en-Provence dando a impressão de que estamos sendo abençoados em cada praça, em cada esquina.

Aix-en-Provence ostenta uma quantidade impressionante de imagens de santos pelas ruas, adornando fachadas, nichos e oratórios. Essa profusão de representações sacras, que totaliza mais de 200 imagens catalogadas, encontra suas raízes em diversos fatores históricos e religiosos que marcaram a cidade ao longo dos séculos.

1. Tradição Católica Profunda:

  • Aix-en-Provence possui uma história enraizada no Catolicismo, desde sua fundação romana até o período medieval e a Contrarreforma. A fé permeava a vida cotidiana, e os santos eram venerados como intercessores e modelos de conduta.

2. Influência das Confrarias Religiosas:

  • As confrarias, grupos leigos devotos a santos específicos, proliferaram em Aix-en-Provence. Elas assumiram a responsabilidade por erigir e manter imagens sacras nas ruas, reforçando a presença da fé no espaço público.

3. Contrarreforma e Devoção Popular:

  • A Contrarreforma (séculos XVI e XVII) intensificou a devoção aos santos como forma de combater o protestantismo. Em Aix-en-Provence, a resposta foi fervorosa, resultando em um aumento significativo de imagens sacras nas ruas.

4. Proteção e Intercessão:

  • As imagens de santos eram vistas como símbolos de proteção divina contra doenças, guerras e outros infortúnios. Acreditava-se que sua presença constante nas ruas oferecia conforto e esperança à população.

5. Legado Cultural e Artístico:

  • As imagens de santos em Aix-en-Provence representam um rico legado cultural e artístico. Esculturas em pedra, madeira e metal, pinturas compõem um mosaico de estilos e épocas, demonstrando a habilidade de artistas locais.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE

Tags:, , , , ,

3 Replies to “Os santos de Aix-en-Provence, a proteção que vem do alto”

Gisley Scott
13 março 2010
Fotos lindas :)!
Assim como vc, tb decidi escrever no blog pq estava esquecendo algumas palavras tb...Minha família só faz rir quando falamos às vezes, pq eles acham isso super engraçado.

Grande abraço!
Responder
Ana Tereza Merger
13 março 2010
Oi Gisley,
Seja bem-vinda ao time! Nao é facil a vida de expatriada, como muita gente pensa...Beijocas pra vôcê!
Responder
Andrea Lima
16 março 2010
Lindas fotos!
Seu texto me fez pensar, e rever de outra maneira as tantas imagens que existem por aí, ainda mais aqui no velho continente!
bjs
Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!