Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Como acontece a entrevista para a naturalização francesa?

Dia oito de março de 2011. A data não saiu da minha cabeça por um bom tempo. As dez da manhã em ponto (como exigia a carta que recebi em casa), na Sous-prefecture de Aix iria passar pela entrevista para o processo de naturalização. Como não fazia idéia do que iria encontrar pela frente fui com a cara, coragem e muita ansiedade me encontrar com a responsável pelo meu dossier.

Aqui vale lembrar que junto com a convocação que havia chegado alguns meses antes havia um lembrete me pedindo três documentos que faltavam: as cópias das páginas do carnet de santé com os comprovantes das vacinações do meu filho mais novo, um atestado com menos de três meses de que estou inscrita no departamento de saúde e uma carta manuscrita com os motivos pelos quais gostaria de me tornar francesa. Levei mais de um ano preparando o dossier e ele ainda não estava completo!

A entrevista começou meio tensa, mas aos poucos fui relaxando e passamos a uma conversa mais leve e descontraída. Algumas das perguntas feitas pela funcionária:

– Qual era o seu nível de escolaridade quando deixou o Brasil?

Pretende ficar aqui  definitivamente?

– Você participa de alguma associação?

– No seu trabalho você fala qual língua ?

– Você e o seu marido são independentes financeiramente?

– A família continua morando no Brasil?

– Os seus amigos são franceses, brasileiros ou você se relaciona em um meio misto?

– Quanto tempo estudou francês?

Outra pausa. Em um momento começamos a conversar sobre crianças, escolas e outros assuntos mais banais. Nesse momento entendi o motivo real da entrevista: verificar se o candidato fala fluentemente o francês. Depois de uma hora a entrevista terminou com um sorriso e uma promessa de que até o fim do ano receberia uma resposta. Mas antes chegou uma nova carta com mais uma exigência. Um dos documentos não foi considerado “original” e tive que pedir ao meu irmão que me enviasse uma certidão de nascimento às pressas do Brasil ou teria que começar tudo de novo. Depois de pagar mais cento e cinquenta euro pela tradução e enviar o documento para Paris fiquei aguardando longos oito meses.

No dia 11 de novembro de 2011 recebi uma nova convocação, desta vez para receber os documentos relativos à naturalização. Agora falta dar entrada nos papéis para obter a identidade, passaporte e o título de eleitor. O processo foi longo, mas com certeza vai valer muito a pena estar com toda a documentação em dia para viver plenamente a minha nova condição de franco-brasileira.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , , , ,

33 Replies to “Como acontece a entrevista para a naturalização francesa?”

Veneide
16 março 2012
Olá! Li seu post e fiquei curiosa para saber se uma brasileira casada com francês ao receber a naturalização francesa perde a brasileira.
Responder
    AnaTe
    16 março 2012
    Oi Vaneide, tudo bem? Continuar ou não com a nacionalidade brasileira é opcional. Depende de cada um. Eu mantive e a minha. Beijos.
    Responder
Veneide
5 junho 2012
Oi AnaTe! Agdço pela resposta. Mas acho q é muito complicado e eu não tenho filho com meu marido. So gostazria de saber se a França exige a naturalização para que o estrangeiro permaneça em territorio francês. Por tudo que ja vivenciei aqui com tantas exigências e migrações, acredito que a Fr não se interessa em fazer essa exigência. Ao contrario. Vou continuar pesquisando pois, a lei brasileira, so admite a dupla nac. através de casamento com estrangeiro em 2 casos: se o Estado estrangeiro impor a naturalização p permanência no pais ou para exercicio de direitos civis. um abraço querida
Responder
    AnaTe
    8 junho 2012
    Oi Vaneide, tudo bem? Quem nao tem a naturalizaçao precisa renovar o visto de permanência a cada 10 anos. A naturalizaçao evita esse processo. Um beijo e boa sorte!
    Responder
Ana
3 dezembro 2012
Olá, boa tarde! Eu sou brasileira vou casar com francês aqui na França, vi que vou receber a permissão de 4 anos, cada ano devo ir na Prefeitura renovar, depois de 4 anos vou receber minha carta para viver aqui normalmente. Eu preciso me naturalizar francesa ou isso é apenas se eu quiser? Aproveitando, você conhece alguma ginecologista que fale português, mesmo de Portugal. Meu francês ainda não é muito bom. Obrigada!
Responder
    Anatê Merger
    4 dezembro 2012
    Ola Ana, tudo bem? Nao entendi muito bem. Ou as regras no seu caso sao diferentes ou esta misturando as informaçoes. O visa dado para o casamento dura um ano e todo ano deve ser renovado (um saco). Apenas depois de cinco anos de casada você pode dar entrada com a naturalizaçao (um processo complicado, muito burocratico e que exige uma montanha de documentos). Faça uma visita à sous-prefecture de onde mora para obter as informaçoes mais claramente, va com alguém que fale francês. Nao conheço nenhum médico por aqui - em Aix-en-Provence - que fale português. Um grande abraço e boa sorte com o casamento.
    Responder
Karine
13 março 2013
Salut Anatê! Em primeiro lugar quero agradecer pelas informações do site....são muito úteis para nós que vivemos este processo de transição. Acabei de voltar de férias maravilhosas na França e decidimos (eu e meu namorado francês) que nos casaremos ainda este ano. Mas não sei qual será a melhor opção, casar no Brasil, na França ou em ambos??? E o visto de longa permanência, como devo fazer se casar apenas na França? Agradeço enormemente se puder esclarecer estas dúvidas.Um grande abraço!!!
Responder
    Anatê Merger
    13 março 2013
    Ola Karine, tudo bem? Meus parabéns pela decisao. Agora um conselho: se organize para ir até uma embaixada ou consulado francês no Brasil e faça uma visita. Essa vai ser apenas a primeira de uma série para poder se organizar e vir morar aqui. Você vai precisar de um "caminhao" de informaçoes (aqui mesmo no site você encontra algumas) mas como elas mudam com frequência seria melhor obtê-las fresquinhas diretamente com esses profissionais. Boa sorte na nova vida! Um abraço!
    Responder
elias
24 abril 2013
Boa noite, estava a ler tu experienci com a naturalização e encontrei um tema que se fosse possivel me esclarecer agradeço, Dissestes que foi precisa fazer tradução de um documento no caso uma certidão para o frances e pagastes 150e, talvez pudesse me informar que empresa ou pessoa fez a tradução para voce pois venho necessitando fazer a traducao de um acento de casamento "semelhante em tamanho e quantidade de letras a uma certidão de nascimento" e nao consegui quem o fizesse por menos de 500euros oque achei bastante absurdo até mesmo optando por desistir. Sendo assim se possivel me fornecer esta informação grato serei. cumprimentos
Responder
    Anatê Merger
    25 abril 2013
    Ola Elias, tudo bem? Veja a lista com alguns tradutores. Agora é so ligar para ver a disponibilidade deles: http://www.naprovence.com/2010/10/lista-dos-tradutores-inscritos-na-lista-de-experts-da-prefeitura-de-aix-en-provence/ Um abraço!
    Responder
elisabeth
30 maio 2013
bom dia, sou brasileira, 58 anos, e meu namorado frances, 58 anos, ambos divorciados, para nos casarmos devemos fazer o que? pois ele fala que a lei francesa exige muito documento, ja na prefeitura onde moro, cidade do interior de são paulo, somente pediram documentos (dele), passaport,certidão divorcio, e partilha, mas de acordo com ele no divorcio já está partilha, o que fazer? casar no Brasil ou na França?é verdade que eu levarei 2 anos, casada, para ter a cidadania francesa? e como fica aposentadoria dele,se ele vir a falecer, eu tenho direito ou não? grata
Responder
    Anatê Merger
    30 maio 2013
    Ola Elisabeth, tudo bem? Beth, o que lhe aconselho é dar um pulo na embaixada ou em um consulado francês. Eles vao lhe dar as informaçoes mais precisas sobre o que querendo saber. Como nao trabalho com isso, seria mais recomendavel ouvir as autoridades no assunto. So posso lhe adiantar que para solicitar a naturalizaçao francesa você precisa ter, no minimo, 5 anos de casada. Lhe desejo boa sorte com o seu projeto. Um abraço!
    Responder
Hendry
6 janeiro 2014
Bom dia, Obrigado pelas informações fornecidas. Pretendo dar entrada na solicitude de naturalização, porem tenho uma duvida os requisitos relativos aos documentos dos meus pais (tais como certidão de matrimonio ou de nascimento). Precisam-se dos originais? Posso, no caso, autenticar uma copia aqui no Brasil e mandar traduzir na França? Muito obrigado pela gentileza!
Responder
    Anaté Merger
    6 janeiro 2014
    Oi Hendry, tudo bem? Sim, TODOS os documentos apresentados devem ser originais e com todas as alteraçoes que tenham acontecido durante a vida (um divorcio, por exemplo, deve constar da sua certidao de nascimento). E é claro, todos os documentos devem ser recentes. Procure a sous-prefecture da cidade onde vai morar para obter a lista atualizada com os documentos necessarios. Boa sorte e um abraço!
    Responder
Lucas
4 fevereiro 2014
Oi Legal seu post Você poderia me explicar essa historia de perder a nacionalidade brasileira caso eu pegue a francesa? Mentira, verdade? Queria tirar a nacionalidade francesa mas não quero precisar de visto se eu quiser um dia voltar pro Brasil. Merci beaucoup
Responder
    Anaté Merger
    4 fevereiro 2014
    Oi Lucas, tudo bem? Obtive a naturalizaçao francesa e nao perdi a brasileira, mas acho que você pode obter informaçoes mais precisas de como fazer a papelada com os funcionarios da embaixada brasileira. Boa sorte e um grande abraço!
    Responder
Dayane
7 abril 2014
Oi Anaté Vocë teve que legalizar seu atestado de antecedentes criminais? Voce o obteve pela internet? Desde já agradeço, Dayane
Responder
cleli
25 julho 2014
Quero saber se os 5 anos de casamento com um frances é contado da data do casamento, ou da homologaçao se os dois estao no Brasil? Se o frances esta no Brasil e o casal separa antes dos 5 anos, o que acontece? Em que situaçao o frances pode ficar legalmente no Brasil se o casamento acaba antes dos 5 anos? Obrigado em avanço.
Responder
    Anaté Merger
    29 julho 2014
    Ola Cleli, As suas duvidas se referem ao pedido de naturalizaçao francesa? Se sim, se o casal se separa antes dos 5 anos de casamento nao ha possibilidade de pedir a naturalizaçao pois tal pedido é baseado na vigência do casamento e da uniao conjugal. Qualquer coisa me mande um email no lecardosogra@gmail.com Abraço, Leticia
    Responder
Nath
25 agosto 2014
Olá Anaté, fico aliviada ao ver que vc não perdeu a nacionalidade brasileira ao naturalizar-se francesa. Estou no mesmo barco (a única coisa é que meu esposo francês e eu não temos filhos, de resto, já moro aqui/somos casados há oito anos, mas nunca me passou pela cabeça o ato de "franchir le pas" e fazer o pedido...) e tenho rendez-vous amanhã cedinho (dia 26/8/14). Só uma pergunta (por favor, se puder responder com uma certa rapidez, agradeço!): você teve que enviar algum papel ao Brasil (consulado, embaixada...) antes/depois de efetuar seu pedido de naturalização francesa junto à préfécture para dizer que você queria conservar a nacionalidade brasileira? Ou não tem nada a ver, ou seja, você só perde a brasileira se pedir expressamente e, se não falar nada, você simplesmente tem as duas? As informações são relativamente ambíguas na net e, ainda que tenha lido o tal do decreto da mulher casada que nos confere o direito de adquirir a nacionalidade dos nossos esposos sem perder a nossa, não sei se devo declarar que quero continuar brasileira e, espero, franco-brasileira... Desde já merci beaucoup!
Responder
Luiz
3 setembro 2014
Oi Anaté, meu irmão mora na frança e é casado com uma francesa, ele vai abrir uma franquia no ramo alimentício, e me chamou pra trabalhar com ele. O que preciso para conseguir naturalização ou visto para trabalho ?obrigado
Responder
michele floride
21 junho 2015
Anaté bom dia Tenho cidadania francesa e sou casada com um brasileiro a mais de 5 anos por isso tenho a carta de familia(que parece um passaporte) Estamos pensando em passar um ano na França qual o benefício que ele vai ter com essa carta?Pode trabalhar,viver lá?
Responder
    Anaté Merger
    22 junho 2015
    Olá Michele, Na verdade, o "livret de familie" não fornece nenhum direito ao seu esposo. O documento que vai fornecer tal direito é a certidão de casamento transcrita no Consulado francês competente. Após a transcrição, o seu marido terá que solicitar um visto especial - cônjuge de francês - quando vocês decidirem vir morar na Franca. Sou tradutora juramentada aqui na Franca (e advogada no Brasil), permaneço à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
      Anaté Merger
      24 junho 2015
      Olá Leticia, boa noite! Já fizemos a transcrição do casamento a mais de 2 anos aqui no consulado, pensamos em viajar no próximo ano mas vou então lá pedir esse visto. De qualquer forma obrigada pela orientação! Michele
      Responder
fabio
28 agosto 2015
Ola tudo bem! eu queria saber sobre este visto de permanencia, quais os critérios para se obter. e se é possivel trabalhar com este visto. ou só naturalizando mesmo.
Responder
    Anaté Merger
    1 setembro 2015
    Olá Fabio, Sou tradutora/advogada e parceira da Anatê no site na Provence. Você gostaria de vir na Franca para trabalhar? O visa de long séjour é fornecido em algumas circunstâncias especificas. Veja no site do Consulado francês no Brasil para ter maiores informações. Qualquer dúvida permaneço à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Eduardo Bernard
17 novembro 2015
Salut !!!Meu bisavô era Frances veio para o Brasil a bem mais de 50 anos !! pelas lei da frança eu não posso adquirir a cidadania Francesa! Mas eles podem levar isso em consideração quando eu pedir a minha naturalização ?? Eu quero muito voltar as minhas origens!! Obrigado !!!!
Responder
    Anaté Merger
    19 janeiro 2016
    Ola, voce so podera adquirir a cidadania francesa se o seu pai ou a sua mae for francês ou francesa. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Dayanne
31 janeiro 2016
Boa tarde Eu acabei de casar com um francês aqui na França percebi que meu nome continuou o mesmo na certidão de casamento, e não sei qual é o meu nome de casada, já que para tirar a carta de sejur eles pedem o de solteira e casada.. Nunca vou poder ter o nome do meu marido ou quando for obter a naturalização posso inserir o dele? Bjs e já agradeço.
Responder
    Anaté Merger
    2 fevereiro 2016
    Ola Dayane, Aqui na França legalmente não é permitido voce mudar o seu sobrenome. Porém usualmente a maioria das mulheres utiliza e mesmo em alguns documentos oficiais, como o permis de conduire esta escrito épouse.... Voce sempre vai ter o nome de épouse (sobrenome do seu marido) e o nom de jeune fille. Quando voce pedir a naturalização não vai mudar em nada. Qualquer duvida fico à disposição. Att. Leticia Gra
    Responder
Nascimento
6 fevereiro 2016
Bom dia , meu irmão por parte de mãe , tem cidadania francesa , eu consigo através dele ?
Responder
    Anaté Merger
    8 fevereiro 2016
    OIa Nascimento, Verifique no site do Consulado francês. Porém geralmente a nacionalidade francesa, através da família, só pode ser adquirida se o seu pai ou a sua mãe tiver a nacionalidade francesa. Att, Letícia
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *