Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Qual é a melhor estação do ano para conhecer a Provence?

Uma das perguntas mais frequentes que recebo também é a dúvida de uma amiga com quem tive o prazer de trabalhar na TV Justiça em Brasília. Cláudia está começando a organizar uma viagem para conhecer o sul da França e por isso ela gostaria de saber qual é a melhor época para visitar a região.

A resposta que dei a ela também pode ser útil para outras pessoas interessadas na Provence-Alpes-Côte d’Azur. Depois de alguns anos morando em Aix posso dizer que começo a conhecer bem cada estação por aqui. Pessoalmente gosto muito da primavera, mas o meu coração bate mesmo é pelo outono, que considero extremamente agradável. Independente disso, vou tentar ser o mais neutra possível para lhe dar as vantagens e os inconvenientes de cada estação.

Primavera (em média, do dia 20 de março ao dia 21 de junho)

Ainda muito próximos do inverno os primeiros dias da primavera são frios, curtos e quase sempre com muita chuva.

Se vestir é uma tarefa ingrata e só para iniciados. Em maio o clima melhora e os dias ficam mais quentes, longos e ensolarados.

Nessa época os festivais, as feiras e a vida nas cidades vão ficando mais intensos, os turistas aparecem, o banho de mar volta a ser uma opção de lazer, os jardins desabrocham em mil cores, as amendoeiras se cobrem de pequenas flores brancas e o jasmim-estrela perfuma casas e ruas.

Mas se fizer questão de conhecer os famosos campos de lavanda compre a sua passagem para o fim da estação ou o começo do verão.

Verão (em média, do dia 21 de junho ao dia 23 de setembro)

É onde o bicho e o calor pegam pesado.

Os dias de sol ficam muito longos e a noite só chega depois das 21h30, o que é excelente para descobrir as paisagens da Provence sem pressa só de bermudas e Havaianas. Aliás, a mala-com-roupas-leves-quase-vazia-para-voltar-cheia-de-coisas-gostosas é uma das vantagens da estação. Afinal, todo brasileiro tem o que precisa para ser usado no verão europeu.

Mas, infelizmente, existem três problemas para se curtir essa estação, os seus inúmeros festivais e as praias deliciosas da Côte d’Azur: o calor sufocante – o clima de Aix, por exemplo, lembra o de Brasília é quente e seco – com temperaturas que chegam ou passam dos 38°, os preços da alta-estação e a multidão de gente do mundo todo. Museus, lojas, monumentos, bares, cafés, praças, enfim, tudo, tudo, tudo mesmo fica lotado. Achar um lugar para estacionar, uma mesa em um restaurante, visitar uma exposição ou passear, vira, como dizemos por aqui, le parcours du combattant. A tradução é simples: você vai suar para fazer qualquer coisa.

Por isso desaconselho o verão para quem gosta de calma e tranquilidade. Se além disso você também não é fã de saladas e comidas leves pode desistir mesmo desta estação. Pratos quentes e pesados na França só combinam com o frio que volta devagarzinho no outono.

Outono : (em média, do dia 23 de setembro ao dia 21 de dezembro)

Muito menos badalada a estação não atrai muita gente, além disso ela chega de mansinho como quem não quer nada trazendo um ar fresco e temperaturas amenas (como na começo da primavera o termômetro fica em torno dos 17°/19°).

Um casaquinho, jeans e meias quentes são suficientes para encarar a estação. O outono tem uma beleza diferente do colorido juvenil e explosivo da estação das flores.

Já ouvi muitas vezes a mesma opinião sobre ele e da tristeza que desperta. O outono anuncia o fim do calor, da beleza e da luz, é verdade, mas convenhamos, a mensagem é “dita” com muita doçura. Talvez por isso o “caramelo” seja a cor preferida da estação. Mais claros ou escuros, dourados ou vermelhos, eles vão se espalhando pelas cidades, campos e vinhas onde começa a vendange, a colheita das uvas.

O momento é o ideal para os admiradores do vinho, não que o vinho novo seja o melhor que existe, mas o período é de festa e todas as caves estão em efervecência (por volta do 15 novembro os novos vinhos chegam no comércio). Uma idéia simpática: conhecer a região tendo no roteiro os domaines ou châteaux produtores de vinhos. Depois, nos deliciamos com as maçãs e todas as outras frutas amantes do frio. Comer volta a ser um prazer, respiramos melhor e ainda podemos aproveitar os dias em feiras e eventos. A animação se prolonga até o fim de outubro quando o dourado das folhas não cobre mais as árvores, mas as estradas e ruas e o caminho fica aberto para os rigores do inverno.

Inverno (em média, do dia 21 de dezembro de 2010 ao dia 20 de março)

Sem dúvida nenhuma a estação à qual tive a maior dificuldade de adaptação. O inverno começa oficialmente em dezembro, mas os dias curtos (às 17h já é noite), a secura e as temperaturas baixas incomodam desde o começo de novembro. Roupas e sapatos pesados são obrigatórios, vitamina C, também.

A diferença de temperatura entre o Brasil e a Europa já derrubaram vários amigos que vieram passar as férias por aqui nesse período. O frio não perdoa até mesmo os franceses que são bem adaptados ao clima.

Aliás, o começo do inverno sempre gera uma preocupação extra com as crianças e os mais velhos, considerados mais frágeis. Para quem curte o frio a neve pode ser uma boa surpresa, isso se não for exagerada como neste ano quando 40cm de neve cobriram toda a região bloqueando tudo (aeroportos, estradas) por dois dias. Os departamentos de Hautes-Alpes, Alpes-de-Hautes-Provence e Alpes-Maritimes têm, juntos, mais de 60 estações de esqui com pistas, dificuldades e preços bem variados. Preciso experimentar isso um dia… Voltando ao assunto, apesar de doloroso (quando o mistral sopra forte o frio dói mesmo) e parado (a maioria dos museus e monumentos fecham parcialmente), a estação tem o seu charme, a sua poesia e cheiro de pinheiro cortado fresquinho para se transformar em árvore de Natal.

Com a aproximação das festas a iluminação especial deixa as cidades coloridas, os mercados passam a funcionar, barraquinhas vendem churros (!) e maçãs do amor, carrosséis se instalam nas grandes avenidas e começa a procura pelo presente ideal. O calor do inverno é humano e enche as mesas de pratos que não lembram em nada a refinada cozinha francesa pela fartura e exuberância. Sopas, ensopados de carne, batatas, queijos e assados dividem as atenções com camarões na maionese, chocolate quente e muitas sobremesas.

Um último detalhe: a região mediterrânea conta com 300 dias de sol por ano, a mesma média de Natal, no Rio Grande do Norte. Ou seja, até no inverno o sol brilha por aqui. Não é um exagero?! Agora se esqueci de algum detalhe, ou se você tem uma opinião diferente, não se acanhe e deixe o seu comentário.

 

 

 
Tags:, , , , , , , , , ,

10 Replies to “Qual é a melhor estação do ano para conhecer a Provence?”

Marilia Boos Gomes.
8 novembro 2016
Olá, Anaté! Supimpa seu esclarecimento!. Em final de maio e por todo o mês de junho de 2013 estivemos na Provence e os campos de lavanda e girassol não floriram, lembra? Choveu bastante e o Verão entrou em Paris com 8 graus - ó céus! Aconteceu que em 2014 voltamos em meados de junho e o cenário foi totalmente diferente: lavandas, girassóis, jasmins, rosas e ainda o trigo estavam por toda parte, sem contar com as ervas aromáticas que perfumavam a estrada do Gorge du Verdon. Foi inesquecível!
Responder
    gabriela
    20 março 2018
    marilia, boa tarde. sabe me dizer se esta mto calor entre final de maio e inicio de junho? eu estou gestante estarei de 6 meses e o calor do brasil já está me matando rs
    Responder
      Na Provence
      21 março 2018
      Bom dia Gabriela, parabéns pelo bebê. Caso tenha lido a matéria, você viu que em maio/junho estamos na primavera e o clima é bem gostoso. O calor chega no verão. Um abraço.
      Responder
Felipe
13 março 2018
Olá boa noite tudo bem? Vou viajar para a Europa agora em novembro e queria ir até a costa azul, pelos os meus planos, chegaria em Nice dia 20 de novembro e ficaria por aí andando 5 dias, Monaco, Nice, Saint Tropez... por favor poderia me informar se seria bacana eu ir até aí nesta data? Muito obrigado!
Responder
    Na Provence
    13 março 2018
    Oi Felipe, em novembro a Riviera já está "adormecida". Muita coisa fecha e o frio por causa do inverno. Para ver algo realmente interessante no inverno venha passar o Natal por aqui. Avise se precisar de algo para a sua viagem. Um abraço.
    Responder
Priscila Fontes
22 março 2018
Olá! Vi que no Outono a cidade fica “adormecida”. Estou planejando ir no meio de outubro. Qual a sua opinião: conhecer a região no outono e ir na primavera que seria a estação mais charmosa? Estou muito na dúvida.
Responder
    Na Provence
    22 março 2018
    Oi Priscila, tudo bem? O "adormecimento" acontece no inverno e não no outono quando temos um clima agradável, preços melhores e menos gente. Estação chuvosa como a primavera. Gosto das duas, mas prefiro a beleza do outono. Avise se precisar dos nossos serviços. Abraço.
    Responder
Claudio e Patricia
17 abril 2018
Boa tarde. Primeiro parabens pelo blog. Muito esclarecedor. Planejo um roteiro na Provence a partir de Barcelona ( via TGV ). 4 dias e depois fechamos com + 4 dias em Paris. 2° quinzena de Outubro seria adequado ? Não seria estação de chuvas ? E o clima é agradável ? A base seria Aix, conforme sua sugestão. Alguma outra ideia que vale incluir no programa ?
Responder
Ana Maria Albergaria
3 dezembro 2019
Gostaria de receber o roteiro de viagem à Provence
Responder
    Na Provence
    4 dezembro 2019
    Bom dia Ana Maria, qual pacote você escolheu? Temos várias opções. Quantas pessoas têm o seu grupo e quais são as suas datas? Aguardamos mais detalhes. Um abraço!
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!