A gruta de Maria Madalena na Provence

O nosso destino fica a 41Km de Aix-en-Provence, logo depois da cidade de Saint-Maximin-de-la-Sainte-Baume.

Ao longo da estrada N560, vemos pinheiros, vinhas, algumas ruínas e a tradicional floresta mediterrânea com as plantas e os arbustos carecterísticos da região.

Seguimos na direção de Nans-les-Pins pela D80, passamos pelo clube de golfe, atravessamos a cidade e continuamos até Plan d’Aups, quando começamos a subir em uma estrada sinuosa e estreita, praticamente sem barreiras de proteção e sinceramente desaconselhada aos menos experientes ao volante.

Aos 700m entramos na Sainte-Baume (1147m, o ponto mais alto da Provence), a Santa Gruta em provençal. Na bifurcação você tem duas opções: estacionar imediatamente ou seguir no sentido centro da cidade para ir em direção à Hôtellerie de la Sainte-Baume, alguns metros mais longe.

Na entrada da floresta, uma árvore morta funciona como um totem de boas-vindas. Nesse momento você pode escolher entre dois caminhos: o chemin des Roys com subida íngrime e mais longo, cinquenta minutos para chegar na gruta, ou a opção mais curta – apenas  dez minutos – o chemin du Canapé que tem várias escadarias feitas na pedra e não é uma boa pedida para quem tem dificuldade de mobilidade, para quem está com um carrinho de bebê ou em cadeiras de rodas. Escolhemos o chemin des Roys (Caminho dos Reis), nome dado em consequência da peregrinação de reis e rainhas que passaram por aqui desde o século XV para orar na gruta onde, segundo a lenda provençal, Santa Maria Madalena teria vivido os últimos trinta anos de vida como eremita depois de fugir da Palestina.

Continuamos subindo e a cada metro andado nos damos conta das particuliaridades desse local, que além do clima – dentro da floresta é sempre muito mais fresco que do lado de fora e a vegetação é bem mais fechada do que a da floresta mediterrânea habitual – e das lendas, a Sainte-Baume também é uma curiosidade geológica. As camadas mais recentes estão no interior da montanha e não no exterior como acontece normalmente. Deixando as complexas questões geológicas de lado, passamos por oratórios, pela fonte dos anões, por turistas e peregrinos vestidos com roupas leves, sapatos pesados, chapéus e apoiados por bastões de caminhada.

O silêncio se instala naturalmente e a subida continua até chegarmos a uma vista excepcional. A gruta foi transformada em um local de culto, com altar, imagens e velas à disposição para quem quiser deixar um recado, um agradecimento, uma oração para a Santa.

Em um cofre transparente uma relíquia nos lembra que ela repousa hoje na basilica de Saint-Maximin-de-la-Sainte-Baume, depois que a tumba foi descoberta por Charles II. Fato histórico que nunca foi comprovado mas que recebeu as bençãos do Vaticano.

Verdade ou não a visita é mais do que um passeio é um momento para que cada um se dedique à sua crença, seja ela qual for.

Gostaria de viver essa experiência com um motorista-acompanhante em português? Clique aqui e saiba mais.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , , , , , , ,

11 Replies to “A gruta de Maria Madalena na Provence”

Vanessa
1 outubro 2010
Olá! Estou retribuindo a sua visita! Adorei o seu blog e quando eu for a Aix com certeza vou achar um monte de informação aqui. Parabéns! bj! Vanessa
Responder
    AnaTe
    2 outubro 2010
    Oi Vanessa, obrigada pela visita! Volte sempre! Beijos.
    Responder
Helena
3 outubro 2010
É uma ótima dica da Provence. Estive lá em 2005, adorei a paisagem...
Responder
conceição freitas
16 outubro 2010
estive em setembro na Provence e fiquei encantada com a vida calma e tranquila. Conheci Aix, Arles, Baux, St Remy, Isle sur la Sorgue, Chateaunef du Pape, Menerbes, lacoste, Rousseilon e Gordes. Cada cidade mais linda que a outra com suas caracteristicas proprias. O clima estava otimo e pudemos caminhar pelas ruelas , parar para curtir cada local sem pressa. Obrigado pelas dicas, foram bem valiosas
Responder
    AnaTe
    17 outubro 2010
    Oi Conceiçao, setembro é mesmo uma das melhores época para se conhecer a Provence, ainda estamos no verao, mas podemos visitar tudo com muito mais calma. Que bom que gostou da sua viagem, espero que possa voltar à Provence para continuar conhecendo a regiao. Beijos e até breve!
    Responder
Pryscila Gashi
15 novembro 2010
Ana, desde que cheguei aqui procurava detalhes de como chegar a gruta. Fiquei muito feliz de ter encontrado aqui! Beijos
Responder
    AnaTe
    16 novembro 2010
    Um lindo passeio que recomendo sempre, mas evite ir no inverno, faz muito frio. A nao ser que decida acompanhar a missa de Natal, o que deve ser muito bonito. Beijos!
    Responder
Evangelina Sugimoto
14 novembro 2012
Gostaria de receber orientações de como chegar lá a partir de Paris. Há alguma empresa de turismo que organiza a viagem ? Como ir de trem ? Grata
Responder
    Anatê Merger
    15 novembro 2012
    Ola Evangelina, tudo bem? Acabamos de publicar um pacote que é exatamente o que procura: http://www.naprovence.com/category/pacotes/mercados-de-natal-e-santa-maria-madalena/. Caso esteja interessada, nos informe o numero de pessoas e fazemos a cotaçao para você. Um grande abraço!
    Responder
Maria Ester
12 outubro 2016
A floresta de Saint Baume é encantadora e chegar na Gruta e imaginar que ali viveu um ser tão iluminado faz desse momento algo inesquecível. Recomendo muito esse passeio, muita emoção. Obrigada Anaté ! Realizei algo que muito desejava fazer.
Responder

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!