Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Sol, cerejas e promoções: começa a temporada de caça aos bons preços na Provence!

Faz alguns dias que só se fala nisso, não nada a ver com a presidência de Sarkozy na Europa , mas com o poder aquisitivo do francês, uma discussão que ganha ainda mais peso com o começo da temporada de “caça”. Também nada a ver com raposas, nem outros animais, a “caça” em questão é aos bons produtos com reduções que variam entre 30% e 70%.

A particularidade francesa é que todo mundo faz promoção ao mesmo tempo em dois períodos – no inverno e no verão – determinados pela Lei do 5 de Julho de 1996. As regras são rigidas, é a prefeitura quem determina as datas de cada ano depois de consultar à Câmara do Comércio e da Indústria, além de outras organisações profissionais.

Não confunda promoção com liquidação. Na França, esses termos não são sinônimos. As promoções são definidas por Lei e devem respeitar regras restritas: publicidade no exterior da loja, venda acelerada de tudo o que estiver no estoque, duração de seis semanas, no máximo e real redução de preço. Já a liqüidação que também têm o mesmo objetivo – acabar com o estoque – é feita somente quando a loja vai fechar as portas. Comerciantes inescrupulosos também existem e as irregularidades mais freqüentes concernem às promoções fora do período legal (disfarçadas de operações privadas), os “falsos preços baixos” e a publicidade enganosa. De olho nessas infrações, está a Direção Geral da Concurrência, da Consumação e da Repressão à Fraudes. Em 2003, por exemplo, ela efetuou mais de 8.000 controles, que terminaram com 490 processos. A Lei também determina o respeito ao consumidor : se um artigo tem algum defeito ele deve ser trocado sem problema e toda menção do tipo «nem devolução, nem troca» não tem valor jurídico.

Regras que também se aplicam à Internet (a troca deve ser feita dentro do prazo de sete dias previsto para vendas na Rede). Para defender o consumidor, o Instituto Nacional da Consumação francês conta com 18 organisações. Agora é só verificar as datas das promoções para marcar as suas férias e boa viagem. Enquanto isso vamos esperar para ver se o poder aquisitivo dos franceses, que anda meio por baixo – segundo uma pesquisa da BVA-BFM-La Tribune-The Phone House 80% não acreditam no futuro da economia do país – vai atrapalhar ou não a promoção deste ano.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *