Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Encher o tanque do carro na França

 
 
Responda rápido : de qual lado do seu carro fica o tanque de combustível e como ele se abre ?
 
 
Tenho certeza de que você nunca parou para pensar nisso. No Brasil a gente fica tranqüilo, sentadinho dentro do carro escutando música enquanto o rapaz, ou a moça, do posto faz todo o trabalho. Esse profissional não existe na França por aqui é o dono do carro que desce e abastece sozinho como em um self-service.
 
 
Tudo é automatizado : inserimos o cartão de crédito, colocamos a pistola de combustível no tanque e apertamos até a soma que desejamos pagar. O valor é débitado automaticamente, nem um centavo a mais ou a menos. Simples, rápido e fácil. Quando se sabe.
 
 
E esse não era o meu caso há alguns dias. Normalmente era o meu marido quem cuidava de abastecer o carro até quando tive a brilhante idéia de dizer: «deixa comigo».
 
 
Não pensei muito na coisa até que o sinal de que o tanque estava quase vazio começou a piscar.
 
 
Parei no primeiro posto que encontrei e desci do carro. Uma voz feminina dá boa tarde e manda introduzir o cartão eletrônico na abertura para isso, um minuto de dúvida e começo a seguir as orientações : escolho o combustível e digito o código. Até aí, tudo bem. Foi só a voz autorizar o uso da gasolina e o bicho pegou.
 
 
Tinha esquecido um detalhezinho : cadê o tanque ?
 
 
Coloco a pistola de combustível no lugar e começo a procurá-lo. Falta de sorte, estacionei o carro do lado contrário. Dei a volta e tentei abrir a portinha. Impossível. Retorno para dentro do carro e, humilhação, a voz avisa que o tempo tinha acabado, era preciso começar tudo de novo.
 
 
Respiro fundo, ligo para o marido e, profunda humilhação, pergunto como abrir o tanque. “Tem uma alavancazinha, pequena, quase invisível, embaixo do tapete do lado esquerdo do motorista, é so levantar”. Puxo a alavanca, saio do carro e recomeço a operação : cartão de crédito, código, pistola de combustível. Tiro a mangueira, tiro mais, e… não dá para chegar do outro lado do carro.
 
 
Respiro ainda mais fundo, fundo mesmo, recoloco a pistola no lugar, entro e avanço o carro enquanto a voz avisa que o tempo tinha terminado, de novo.
 
 
Como o problema era falta de gasolina não podia sair dali, mesmo que a vontade de sumir fosse enorme, como era a fila atrás de mim.
 
 
Saio outra vez do carro, recomeço a operação pela terceira vez, quando vejo outro motorista se aproximar. Vale dizer que não sabemos muito bem qual vai ser a reação do francês em uma situação como essa, pensei em algumas possibilidades, algumas bem grosseiras, mas surpresa, o rapaz pegou a mangueira de gasolina, colocou no tanque e me perguntou até quanto. Balbuciei o valor e agradeci a gentileza, ele terminou dizendo que da próxima vez deveria colocar o carro com o tanque voltado para a pistola, ou seja, do lado esquerdo. Agora eu sei, né ! E vc lembrou de qual lado fica o seu tanque ?

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.


Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!