Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Vide-grenier: uma mão na roda para quem se muda para a região

Uma das paixões do francês é o vide-grenier. Vide em francês significa vazio e grenier é o sotão, o vide-grenier nada mais é do que um mercado a céu aberto que normalmente reúne os habitantes na avenida mais movimentada de uma cidade para um fim de semana de vendas, como esse que fomos visitar em Calas (10Km de Aix).

Comerciante ou não todo mundo, ou quase, participa e nas barraquinhas improvisadas encontramos de tudo a preços bem baixos. Brinquedos, roupa de criança, livros, sapatos, objetos de decoração, antiguidades e até móveis e jóias. Em tempo de crise o vide-grenier virou um jeitinho de arredondar o salário e um verdadeiro programa de fim de semana para quem gosta de chiner: caçar, descobrir, encontrar a pérola rara.

Mas para encontrar algo que valha à pena é bom chegar cedo, os antiquários profissionais, por exemplo, começam a verificar os produtos antes das oito da manhã quando os moradores ainda estão descarregando os carros. Para se ter uma idéia do sucesso da empreitada segundo o site vide-greniers.org só na nossa região (PACA – Provence, Alpes, Côte d’Azur) estão programados para este mês 553 mercados desse tipo.

Então, já sabe, da próxima vez que vier por aqui e ouvir falar de um vide-granier dê uma passadinha. O passeio vale para ver de perto as bugigangas que os franceses guardam dentro de casa e quem sabe você pode voltar ao Brasil com um belo prato de porcelana de Saint-Clement, um vaso em murano ou um lustre dos anos 70 assinado por Max Sauze? Questão de olho e de sorte.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!