Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Tirar a carteira de motorista na França é um processo dificil, caro e longo.

Alugue o seu carro conosco. Saiba como aqui! 

A Rosinete não aprendeu a dirigir no Brasil. Ela acreditava que nunca iria precisar. Se tivesse a carteira brasileira teria apenas trocado por um documento francês. Um procedimento rápido e sem burocracia quando feito dentro do prazo exigido (até um ano depois da chegada no território francês). Casada e com dois filhos as necessidades e prioridades mudaram e conduzir um veículo se tornou a primera delas. Ela nos conta a aventura de conseguir a autorização para pilotar um “bolide” por aqui.

“A longa jornada na tentativa de obter o tão sonhado direito de dirigir um carrinho começa com uma prova escrita. Nessa hora pensei que tirar a carteira de motorista na França deveria ser como no Brasil: uma semana de cursinho e depois um teste sem muita dificuldade. Assim que entrei na sala entendi que por aqui a situação muda de figura. O candidato recebe um DVD com informações e instruções que deve acompanhar na sala da auto-escola que escolher. Posso garantir que mesmo os nativos se enrolam com as perguntinhas sutis e desencorajadoras. Tive o privilégio de passar na prova escrita depois da terceira tentativa. Detalhe: cada vez que fui reprovada tive que ficar de molho por bons dois meses na espera de uma nova oportunidade. Depois do enorme alívio de terminar a primeira etapa – ufa! – achei que a prova prática seria muito mais fácil e rápido. Só precisava fazer o máximo de aulas por semana e em breve poderia me apresentar para a esperada prova de direção. Tinha ouvido falar que esse outro processo era muito mais lento e complicado que o primeiro. Deveria ter acreditado: foi exatamente isso que aconteceu. Quando eu estava com muita sorte tinha duas aulas por semana. E não adianta espernear por que é a auto-escola quem manda e não você. O problema é que quando conclui as 20hrs a auto-escola achou que eu não estava preparada. Fiz mais 10 aulas: cada uma a 40 euros/hora. Felizmente consegui um desconto e paguei 300 euros. Finalmente depois de 30hrs de aulas com a auto-escola estava apta para dirigir com o meu acompanhante para melhor me preparar. Durante esse período pude experimentar um sistema que funciona há mais ou menos dois anos e que é literalmente “uma mão na roda” para quem está aprendendo. Depois de fazer as 20hrs obrigatórias com a auto-escola você pode dirigir acompanhado por alguém responsável, mesmo sendo adulto. Para isso o carro deve estar segurado e com todos os documentos em dia. No meu caso a “vítima” foi o Ludovic o meu marido. Enquanto ia melhorando a minha prática o meu “responsável” ganhava alguns fios brancos. Tentei aproveitar ao máximo a experiência dele e tenho certeza que foi isso que me ajudou a economizar tempo e acima de tudo: euros! Falando em dinheiro tive que refazer as contas para lembrar quanto gastei. O primeiro pacote  com aulas e apresentação de exames foi de 960 euros. Para ficar bem claro: comecei as aulas em agosto de 2010 com a auto-escola, em dezembro comecei dirigir com o meu marido e em março de 2011 é que me apresentei pela primeira vez para o exame de direção. Não passei, evidentemente, e tive que esperar outros três meses. Ah! Cada vez que me reapresentei para o exame escrito – no caso foram duas vezes – paguei 45 euros  e mais 65 euros por cada prova de direção. Finalmente passei! Agora preciso cuidar com muito carinho dos pontinhos que são 6 e da carteira provisória que dura 3 anos. Só depois é que vou ter o direito de receber uma carteira definitiva com os 12 pontos.”

Experiência e texto Rosinete Brito.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , ,

34 Replies to “Tirar a carteira de motorista na França é um processo dificil, caro e longo.”

Fernanda
17 novembro 2011
Olá! Como funciona esse processo de trocar a carteira brasileira por um documento francês? Tenho minha carteira internacional que fiz no Brasil, posso trocar por um documento francês com visto de estudante?
Responder
    AnaTe
    18 novembro 2011
    Oi Fernanda, esse processo de trocar a carteira de motorista brasileira por uma francesa é valido apenas para quem ja tem um visto francês permanente, ou seja, estudantes e turistas com carteiras internacionais nao têm esse direito. Beijos!
    Responder
Giuliana Zapparoli
9 junho 2013
Ola moro na italia ha 6 anos e como tive filhos minha vida meio q parou, entao nao tive tempo pra nada, tenho a CNH brasileira e ela nao è aceita aqui na Italia, como tenho cidadania italiana gostaria de saber se consigo converter minha carteira pela francesa, pq ouvi um comentario a respeito, e com a carteira francesa poderia dirigir aqui, eu tentei passar no exame de 40 perguntas q pode errar somente 4, errei 5, agora pra refazer o exame mais 200 euros, achei um absurdo, muito caro, qieria ver se conseguia a converçao pro frances, abraçoooosss!!!!!
Responder
    Anatê Merger
    9 junho 2013
    Ola Giuliana, tudo bem? Nao sei como funciona a obtençao da carteira de motorista na França para quem tem nacionalidade européia. O ideal é que entre em contato com um consulado francês, as autoridades vao poder lhe ajudar. Um abraço!
    Responder
Bruna
5 dezembro 2013
Boa tarde! Estou me mudando para a França e tenho um visto permanente, pois sou casada com um francês. Gostaria de saber como funciona esse processo de transferência da carteira de motorista do Brasil para a França. Onde poderia encontrar mais informações sobre o processo? Obrigada pela ajuda!!! Abraços!
Responder
    Anaté Merger
    6 dezembro 2013
    Oi Bruna, tudo bem? Você so precisa apresentar a sua carteira de motorista brasileira para que ela seja substituida pela francesa na sous-prefecture da cidade onde vai morar. Você tem um ano para fazer essa troca ou vai precisar passar pela prova de novo aqui. Boa sorte com a mudança!
    Responder
val
9 novembro 2014
casei a 1 ano com um frances.estou a viver aki a 1 ano e n tenho a carta. gostava de saber se por acaso eu podia ir ao brasil tirar a carta e depois trocar por uma francesa????
Responder
    Anaté Merger
    10 novembro 2014
    Ola Val, Para você "trocar" a carteira de motorista brasileira pela francesa vai depender do estado brasileiro aonde você ira tirar a sua carteira. Alguns estados brasileiros são conveniados com a Franca outros não. Sou tradutora juramentada aqui na França, se precisar de mais informações entre em contato pelo email lg@lgtrad.com Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
      Laís
      8 junho 2015
      Olá, tudo bem? Você sabe o que acontece em caso de retorno ao Brasil depois de ter trocado a CNH brasileira pela francesa? Dá pra trocar de novo ou tem que passar pela prova no brasil? Beijos e obrigada :)
      Responder
        Anaté Merger
        19 janeiro 2016
        Ola, voce tera que solicitar a troca no Detran do seu estado. Atenciosamente, Leticia
        Responder
Katia
22 fevereiro 2015
Moro na França e tenho a carteira nacional internacional de habilitação. Ambas vão vencer em agosto. Tenho meu título de séjour (valido até julho, vou renová-lo em março). O que devo fazer para obter a habilitação francesa? Imaginei que podia conduzir com a habilitação internacional.
Responder
    Anaté Merger
    23 fevereiro 2015
    Ola Karina, Trabalho com a Anatê no site Na Provence. Com relação à sua duvida, você pode utilizar a sua CNH brasileira (com a tradução juramentada) até 1 ano contados à partir da primeira data do seu titulo de séjour. Após este período, você não poderá mais dirigir com a sua carteira brasileira ou internacional, sob pena de multa e até prisão e apreensão do veiculo. Assim, você poderá "trocar" a sua carteira brasileira pela francesa na Prefecture do seu domicilio mediante a apresentação de dois formulários, a tradução da carteira/documento de regularização do detran (verificar com a prefeitura do seu domicilio para ver a exigência deles, que pode mudar de prefecture em prefecture). De todo jeito vai depender também do seu estado de origem no Brasil, pois existem estados que não tem este acordo com a França. Sou também tradutora juramentada aqui na França, caso precise de tradução fico à disposição. Abraço, Leticia GRA
    Responder
Maria
21 março 2015
Vc sabe me dizer se na França, a prova escrita está disponivel em varias linguas como nos EUA?? E em caso positivo, quais são elas??
Responder
    Anaté Merger
    23 março 2015
    Olá Maria, Sou Leticia Gra, tradutora/advogada e parceira da Anatê no site Naprovence. A prova escrita para a obtenção da carteira de habilitação francesa (comumente chamada de “Code”) não existe em vários idiomas, porém você pode declarar no ato da inscrição a pouca compreensão da língua francesa e assim você pode participar de uma sessão especial. Você tem carteira de motorista no Brasil? Depende do estado brasileiro da obtenção da sua CNH, você poderá traduzi-la e depois “troca-la” por um carteira de motorista francesa. Ficamos à disposição. Atenciosamente,
    Responder
fabio
10 novembro 2015
Sou cidadao italiano e tenho CNH Brasileira e queria trocar pela francesa, mas nao resido na Franca e sim na Alemanha. Isso é possível? Obrigado
Responder
    Anaté Merger
    17 novembro 2015
    Caro Fabio, Para você "trocar" a sua CNH brasileira pela carteira de motorista francesa você tem necessariamente que morar na França e solicitar tal procedimento na "Prefecture" da sua residência. Qualquer dúvida, ficamos a disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
daniel
3 fevereiro 2016
Ola e preciso provar q estive no brasil no tempo do processo da habilitaçao? Ou é so para aqueles q tem identidade europeia e carteira brasileira. o meu caso tenho carte de sejour valido ate junho meu rendezvous e em maio obrigado.
Responder
    Anaté Merger
    8 fevereiro 2016
    Ola Daniel, Vai depender das exigëncia da sua Prefecture. Geralmente você sendo brasileiro com carte de séjour precisa da CNH traduzida e do protuario do Detran do seu estado. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
Juan
13 fevereiro 2016
Boa noite Anaté, Resido na Itália e estou indo para França a trabalho. Irei residir no apartamento do meu chefe, porém não tenho contrato de aluguel. Como poderei fazer solicitar a residência na prefecture, é possível? Quanto tempo demora a conversão estando com todos os documentos corretos, vc sabe informar? P.S.: não falo nada de Francês, só em inglês! Muito obrigado! Juan
Responder
    Anaté Merger
    14 fevereiro 2016
    Boa tarde Juan, Sou parceira da Anatê nas questões administrativas e traduções juramentadas aqui na França. O seu empregador devera solicitar o seu visto de trabalho previamente à sua vinda perante o Consulado francês na Itália. Que area você trabalha? Apos a sua chegada, você devera passar na Prefecture /OFII para confirmar este visto, porém, caso for somente visto de trabalho, ele somente poderá ser concedido antes da sua vinda. Este procedimento anterior a vinda pode levar alguns meses. Permaneço à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Caroline
25 abril 2016
Ola Anaté, tudo bem? Sou Italo-Brasileira e vou me mudar para Nice em Julho a trabalho. Tenho a CNH brasileira e a PID (Permissão Internacional para Dirigir) válidas até Janeiro de 2017. Minha CNH é do estado de São Paulo. Saberia me dizer se o estado de SP tem esse convênio com a França para trocar pelo documento francês? Desde já agradeço sua atenção.
Responder
    Anaté Merger
    29 abril 2016
    Ola Caroline, Pode sim trocar a sua CNH pela francesa. Verifique o que vai precisar pois conheço algumas pessoas com dupla nacionalidade que tiverem alguma dificuldade. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Bruno Garcia
24 maio 2016
Olá, irei me mudar pra França final do ano, como posso conseguir meu visto permanente? E qual o processo para trocar minha habilitação brasileira pela francesa?
Responder
    Anaté Merger
    27 maio 2016
    Ola Bruno, Com relação ao visto, depende da sua situação familiar, de trabalho. Voce vai se mudar para a Franca por qual motivo? Em relação à carteira de motorista, primeiro voce devera ter a sua CNH brasileira traduzida e apos ter a carta de séjour, durante o periodo de 1 ano solicitar a sua francesa. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Adriano
2 junho 2016
Ola tudo bem?! Gostaria de saber como que à prefeirura sabe se à. Carteira de motorista e vedadeira ou falsa???
Responder
    Anaté Merger
    2 junho 2016
    Ola Adriano, tudo bem? Eu nao precisei, nem preciso saber como a prefeitura ou qualquer orgao francês descobre se um documento é falso por que sempre apresentei os verdadeiros, o que aconselho que faça quando estiver por aqui. ;-) Um abraço.
    Responder
Costa
4 setembro 2016
Ola, gostaria de saber se o documento constando os pontos e dizendo que a sua carteira esta ok tambem precisa ser traduzida oficialmente? abs Leticia
Responder
    Anaté Merger
    5 setembro 2016
    Ola, Este documento, geralmente chamado de certidão de prontuario, deve ser ser traduzido oficialmente sim. Atenciosamente, Leticia
    Responder
José
11 outubro 2016
ola, moro na frança e estou tentando fazer a troca da carteira brasileira na francesa contudo no brasil perdi alguns pontos na carteira de forma que minha certidao de prontuario apresenta tais infraçoes. Minha pergunta é mesmo nessa situaçao é possivel fazer a troca? Agradeço desde ja a atençao.
Responder
    Anaté Merger
    28 novembro 2016
    Ola Fernando, ha possibilidade sim porém a Prefecture que vai decidir se a troca pode ser efetuada. Fico à disposição, Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Camila
31 janeiro 2017
Olá Anaté, Eu tenho passaporte Francês mas moro em Londres a 6 anos. Como consigueria transferir minha carta de motorista brasileira para Francesa? Obrigada
Responder
    Anaté Merger
    1 fevereiro 2017
    Oi Camila, caso vc estivesse morando há menos de um ano na França, a troca da carteira brasileira pela francesa é simples e rápida, depois de um ano é necessário passar pelos trâmites locais para obter o documento. Como mora na Inglaterra, não faço a menor ideia de como pode resolver isso. Aconselho da uma olhada no site do Consulado Brasileiro em Paris. Boa sorte e um abraço!
    Responder
Lidianne Francisco
19 maio 2017
Ola, moro na França e estou tentando tirar minha carteira de motorista mais ja reprovei 3 vezes no exame. Estou com medo pois so tenho 5 chances e preciso muito dessa carteira para trabalhar, estou pensando seriamente em ir tirar la no Brasil, o problema e que ja tenho uma carta de sejour de cinco anos e vai vencer em março de 2018 sera que posso ir tirar a carteira de motorista no Brasil e trocar pela francesa mesmo ja tendo cinco anos de residencia aqui em França
Responder
    Anaté Merger
    19 maio 2017
    Bom dia Lidianne, tudo bem? A troca da carteira brasileira pela francesa é muito simples, mas só pode ser feita para quem tem o visto de residente, durante o primeiro ano de estadia no território francês. Nao vai ter jeito: vai ter que passar no teste. Coragem, uma amiga também fez três vezes. A quarta vai ser a boa. :-) Um abraço.
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *