Como um bom número de festas cristãs, a Chandeleur também fazia parte do calendário de festas romanas. À origem, essa comemoração celebrava o deus Pan com tochas que iluminavam a noite.
Em 472, a Igreja decide de ajustar essa data à apresentação de Jesus ao templo. Nascia a procissão da Chandeleur, onde cada pessoa participava levando uma vela.
Abençoada durante o cortejo a vela da Chandeleur ganhou poderes mágicos na tradição popular: ela protegia dos raios e se iluminava sozinha durante as tempestades.
Até aqui, tudo bem. Mas por que a Chandeleur francesa tem a ver com os crepes?
Ah! Outra tradição velha como o tempo ligada ao cultivo do trigo. No começo do ano, fazer a massa e comer os crepes daria sorte para a cultura durante todo o ano. Mais ainda se a pessoa que bate a massa estiver segurando uma moeda na mão esquerda.
Independente do objetivo da festa, se encontrar com os amigos ou parentes em torno de uma mesa com crepes quentinhos açucarados ou salgados é sempre um bom programa. E para quem gosta de se aventurar na cozinha, experimente essa receita de crepe com rum e cerveja.
Experiências personalizadas
Gostaria de viver uma experiência na França com um motorista-acompanhante que fala português?
Procurando hospedagem ?
Dúvidas sobre os nossos serviços?
Envie o seu mail para site@naprovence.com ou entre em contato pelo direct do Instagram.
Consultoria WhatsAPP
Serviço pago e disponível apenas para clientes com passagens aéreas compradas para o ano em curso.