Francesa filha de armenianos Reine – rainha em francês – me recebeu de braços abertos. Ela foi – e ainda é – fundamental para a minha estabilidade na França. Ela me ajudou desde o primeiro dia com a burocracia dos vistos, as idas e vindas ao médico e ao supermercado, os passeios em dias de saudade do Brasil. Hoje, Reine é mais do que minha sogra é uma amiga querida com quem posso contar em todos os momentos.
Apaixonada pela netinha Chloé ela continua a me dar uma mão enorme e além disso me dá aulas de culinária francesa e armeniana. Uma das delícias que ela prepara constantemente é um dos pratos preferidos do Nicolas: a omelete de batata.
Ingredientes
2 cebolas,
1 copo de leite,
Meio quilo de batatas cozidas e cortadas em cubinhos (se estiver com pressa pode usar batatas congeladas),
1 colher de azeite de oliva,
6 ovos,
Sal,
Salsinha,
Modo de Fazer
Corte as cebolas em cubinhos e doure com o azeite em uma frigideira grande. Acrescente as batatas e a salsinha e deixe cozinhar. Em uma tigela à parte bata os ovos com o leite e o sal. Misture as batatas aos ovos com o leite e jogue tudo junto de novo na frigideira. Tampe.
Agora começa a parte mais delicada: virar a omelete. Coloque um prato grande sobre a frigideira e de uma vez vire a omelete sobre o prato, coloque a omelete de novo na frigideira para dourar o outro lado. Você pode variar a receita acrescentando presunto ou bacon às batatas.
Mais uma dica: para a receita de uma boa relação entre sogra e nora não desandar é preciso usar o respeito com atenção, acrescentar boas pitadas de honestidade para dizer de modo claro o que não agrada, sem esquecer uma boa dose de inteligência de ambas as partes. Ou seja, como toda receita esta também precisa de bons ingredientes e de paciência para transformar esse convívio normalmente amargo e sem nenhum tempero em um prato de sucesso.