Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Provence: terra da oliveira

A oliveira é uma arvore mediterrânea e, mais do que qualquer outra, ela é um dos símbolos da Provence.

Vemos oliveiras espalhadas por jardins, estradas e campos de produção de azeite. A árvore atinge o ápice de sua produção com cerca de 20 anos. Verde e tão precioso quanto o ouro, o azeite faz bem para a saúde e o paladar.

Ninguém, mas ninguém no sul da França cozinha com manteiga ou margarina, por aqui o azeite de oliva é indispensável. Bem mais leve do que a manteiga e melhor para a saúde, não foi difícil adotá-lo.

Essa árvore de folhas perenes é uma verdadeira benção se considerarmos que o inverno por aqui deixa outras espécies nuas por vários meses.

Sempre verde, a oliveira foi considerada símbolo da Paz pelos romanos e citada na Bíblia (Gênesis 8:11) : “Quando a pomba voltou para ele à tarde, no seu bico havia uma folha verde de oliveira”, era o sinal para Noé abrir a arca e soltar os animais.

Estima-se que algumas das oliveiras presentes hoje na Palestina possam ter mais de 2500 anos. As que estão no Pont du Gard (perto de Avignon) são alguns séculos mais velhas. 

Gostou? Siga o nosso Instagram para mais informações, fotos e vídeos sobre a Provence: @na_provence

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *