Natal e Réveillon na Provence

Este foi o quinto Natal que passei na França, com uma exceção: em 2006 fui de mala e cuia para o Brasil visitar a família. Mas tenho a impressão de que vou precisar de muitos outros para me acostumar com esta festa por aqui.
Como no Brasil o Natal é um encontro da família – este ano nos reunimos na casa da minha sogra – íntimo, com árvore toda enfeitada e mesa farta. O problema está justamente aí, na mesa. Nunca tinha dado muita importância ao peru inteiro dourado, com as patinhas cobertas por “sapatinhos”, ao salpicão e à farofa, mas assim que a data do 24 de dezembro vai se aproximando vou deprimindo.
Não que não seja bom o que vai ser servido, normalmente é, mas o que acha de comemorar o Natal com o seguinte menu: como entrada fatias de salmão defumado com creme e cebola e ostras, no prato principal camarões assados, lagostins e escargots (os famosos caracóis que meu sogro adora e nunca tive coragem de experimentar), de sobremesa você pode esquecer a rabanada, a mousse de manga, o pavê de chocolate porque vai rolar a tradicional Bûche de Noël (troco de árvore), um rocombole coberto de creme feito com manteiga e de figurinhas que representam o Papai Noel e companhia. Para acompanhar vinho e champagne. Coca-cola ou suco de fruta na mesa são considerados uma heresia.
Engraçado como a cultura é algo forte que está encravada na nossa alma, mesmo com um esforço dos meus queridos sogros não gosto da mesa do Natal aqui. Acho fria e sem criatividade. No almoço do dia seguinte o chapon (o nosso chester) com cogumelos desceu com mais prazer, muito bem temperado e preparado por Reine.
Para dar uma levantada no moral fizemos o Réveillon lá em casa entre amigos. A maioria brasileiros que você já conhece: Nete e a irmã Zélia que mora na Inglaterra, Ludovic e Tiago; Danielle, Jean-Christophe e Lucas e Anne Sybille. Um casal francês: Daniel e Noemi completavam a mesa. O menu seguiu a mesma inspiração: um lombo de porco assado com frutas, arroz e farofa de ovo. Senti-me realmente em casa, falando português, comendo o que me faz lembrar a minha infância, escutando samba e bossa nova, vendo a saudade ir embora com a última porção de farofa. Como uma poção mágica a comidinha com o tempero brasileiro me deu forças para começar o novo ano com o pé direito e com esperança de voltar ao Brasil o mais cedo possível para degustar uma boa coxinha de galinha, cocada, churrasco, maionese de batata além de “apresentar” para a minha Chloé as delícias inesquecíveis da culinária brasileira.
Feliz 2009!
As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE
Tags:, , ,

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!