Vi essas dicas na “Marie Claire” desta semana e gostei da maneira simples como eles explicam as diferenças entre os tipos de azeites. Quando for escolher um azeite de oliva observe tudo: a origem, a variedade das azeitonas e até a garrafa que deve ser de vidro opaco para protegê-lo da luz e do conseqüente aumento de acidez que pode passar de 0,5% à 1 %.
Tudo isso, além do nome da propriedade de onde vem o azeite, são os principais índices de qualidade e como é a qualidade que determina os preços eles podem variar consideravelmente.
Na França, as regiões de “Nyons” e de “Beaux-de-Provence” onde os azeites passam por regras restritas de produção ganharam o selo de qualidade AOC – “Appellations d’Origine Contrôlées” (produtos de origem controlada). O azeite de oliva é classificado em categorias em função do tratamento pelo qual passou e do índice de acidez.
O melhor azeite é o “extra virgem” de qualidade superior porque possui acidez inferior a 1g por 100g de oléo o que lhe confere um gosto irreprochável é delicioso nas saladas. Já os azeites “virgens” que têm um índice de acidez máximo de 2g por 100g são obtidos à partir da azeitona sem outro tratamento que a lavagem, a decantação, a centrifugação e a filtragem.
No azeite “virgem comum” o índice de acidez é de 3,3g por 100g e por isso ele deve ser usado, de preferência, para cozinhar. Essa é a mesma orientação dada para quem vai consumir o azeite sem nenhuma denominação “virgem”, com um índice de acidez livre esse óleo não deve ser consumido cru.
Outro fator que altera o sabor do azeite é a colheita. Quando as azeitonas são colhidas precocemente em novembro, o azeite é verde, espesso e muito perfumado, resultado da pressão das azeitonas que atingiram à maturidade pouco tempo antes. Com as azeitonas bem maduras de dezembro e janeiro se obtém um azeite dourado, doce e perfumado. O azeite é um produto frágil, mas se for bem conservado longe da luz – dentro de um recipiente de metal, como os espanhóis fazem, por exemplo, ele pode ser guardado por até dois anos quando a acidez começa a alterar o gosto do produto. Agora é so escolher o seu!
Procurando hospedagem ?
Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking.
A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.
Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.