Uma degustação de vinhos na França é um negócio sério, muito sério. E para receber os amigos com essa ousada proposição, pedi ao meu sogro, um apaixonado pela bebida, para que ele preparasse a recepção. Além do seu conhecimento no assunto, ele foi pedir conselhos a um outro especialista do setor. O resultado foi uma noite extremamente simpática, com vinhos deliciosos acompanhados de tomates-cereja, salames, frutas secas e queijos.
Você pode repetir a experiência em casa, mas respeitando a ordem em que os vinhos foram servidos e os acompanhamentos sugeridos. Como explicou o meu sogro : “essa é a primeira regra a ser observada, não bebemos qualquer vinho com não importa qual alimento, uma das bases da gastronomia francesa”.
1/ COTEAUX D’AIX : vinho rosé do oeste da Provence. A Provence é situada no sudeste da França, às margens do Mediterrâneo e Aix-en-Provence é a capital histórica da região.
Sirva esse vinho com tomates-cereja.
2/ TAVEL : vinho rosé sofisticado produzido no vale do rio Rhône. O Rhône é um rio do sudeste da França que desemboca no mar Mediterrâneo e Tavel é o nome de uma cidade situada na margem direita do rio. Alguns especialistas dizem que o Tavel é considerado o melhor rosé da França!
Servido com mortadela da Alsace (feita com carne de bezerro e porco recheada com pedacinhos de pistache). A Alsace está situada no nordeste francês, às margens do Rhin (rio que faz fronteira com a Alemanha).
3/ POUILLY FUME : vinho branco do vale do Loire, com gosto de fruta e legeiramente seco. O Loire é um rio do centro da França que desemboca no Oceano Atlântico.
Servir com o “crottin” (queijo de cabra).
4/ BEAUJOLAIS NOUVEAU : vinho tinto novo, leve e muito perfumado, consumido logo depois da colheita.
Servido com castanhas assadas de “Cévennes” (montanha situada no sul do Massif Central).
5/ MERCUREY : vinho tinto encorpado de Bourgogne (região que fica no nordeste da França).
Servido com o “cantal” (queijo de Auvergne com massa dura). A Auvergne é uma região montanhosa do centro da França e o Cantal é um antigo vulcão do Massif Central.
6/ GEWURZTRAMINER : vinho branco sofisticado e com sabor de fruta da Alsace.
Servido com “munster” : queijo com massa mole fabricado no Vosges (montanha do nordeste francês, entre a Alsace e a Lorraine). Munster é o nome de uma cidadezinha local.
7/ SAUTERNES : vinho branco licoroso de Bordeaux. Sauternes é uma cidade na periferia de Bordeaux (sudeste francês).
Servido com “roquefort” : queijo feito com leite de cabra em Causses (planalto do Massif Central). Um mofo é o responsável pelo seu gosto forte tão apreciado.
Procurando hospedagem ?
Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking.
A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.
Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.
3 Replies to “Degustação de vinhos com o “savoir-faire” francês”
25 fevereiro 2011
25 fevereiro 2011
27 fevereiro 2011