Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Degustação de vinhos com o “savoir-faire” francês.

Uma degustação de vinhos na França é um negócio sério, muito sério. E para receber os amigos com essa ousada proposição, pedi ao meu sogro, um apaixonado pela bebida, para que ele preparasse a recepção. Além do seu conhecimento no assunto, ele foi pedir conselhos a um outro especialista do setor. O resultado foi uma noite extremamente simpática, com vinhos deliciosos acompanhados de tomates-cereja, salames, frutas secas e queijos. Você pode repetir a experiência em casa, mas respeitando a ordem em que os vinhos foram servidos e os acompanhamentos sugeridos. Como explicou o meu sogro : “essa é a primeira regra a ser observada, não bebemos qualquer vinho com não importa qual alimento, uma das bases da gastronomia francesa”.

1/ COTEAUX D’AIX : vinho rosé do oeste da Provence. A Provence é situada no sudeste da França, às margens do Mediterrâneo e Aix-en-Provence é a capital histórica da região.

Sirva esse vinho com tomates-cereja.

2/ TAVEL : vinho rosé sofisticado produzido no vale do rio Rhône. O Rhône é um rio do sudeste da França que desemboca no mar Mediterrâneo e Tavel é o nome de uma cidade situada na margem direita do rio. Alguns especialistas dizem que o Tavel é considerado o melhor rosé da França!

Servido com mortadela da Alsace (feita com carne de bezerro e porco recheada com pedacinhos de pistache). A Alsace está situada no nordeste francês, às margens do  Rhin (rio que faz fronteira com a Alemanha).

3/ POUILLY FUME : vinho branco do vale do Loire, com gosto de fruta e legeiramente seco. O Loire é um rio do centro da França que desemboca no Oceano Atlântico.

Servir com o “crottin” (queijo de cabra).

4/ BEAUJOLAIS NOUVEAU : vinho tinto novo, leve e muito perfumado, consumido logo depois da colheita.

Servido com castanhas assadas de “Cévennes” (montanha situada no sul do Massif Central).

5/ MERCUREY : vinho tinto encorpado de Bourgogne (região que fica no nordeste da  França).

Servido com o “cantal” (queijo de Auvergne com massa dura). A Auvergne é uma região montanhosa do centro da França e o Cantal é um antigo vulcão do Massif Central.

6/ GEWURZTRAMINER : vinho branco sofisticado e com sabor de fruta da Alsace.

Servido com “munster” : queijo com massa mole fabricado no Vosges (montanha do nordeste francês, entre a Alsace e a Lorraine). Munster é o nome de uma cidadezinha local.

7/ SAUTERNES : vinho branco licoroso de Bordeaux. Sauternes é uma cidade na periferia de Bordeaux (sudeste francês).

Servido com “roquefort” : queijo feito com leite de cabra em Causses (planalto do Massif Central). Um mofo é o responsável pelo seu gosto forte tão apreciado.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

3 Replies to “Degustação de vinhos com o “savoir-faire” francês.”

Herika
25 fevereiro 2011
Uma amiga estudou para ser sommelier e dava umas dicas legais, mas eu não tenho paladar tão apurado infelizmente. Amo vinho tinto seco. No Japão o Beaujollais Nouveau faz bastante sucesso. Beijos!!!
Responder
    AnaTe
    25 fevereiro 2011
    Oi Herika, gosto dos doces, o licoroso que o meu sogro "apresentou" no fim da soirée era divino! Beijos!
    Responder
Cinthia Rangel
27 fevereiro 2011
Anatê, Muito bom mesmo! Nada como morar na França. Não sou muito entendida de vinhos, mas achei sensacional o que o seu sogro organizou. Ab, Cinthia.
Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *